E-book gratuito: Segurança e liberdade de imprensa – Ameaças a jornalistas no Brasil

Quais são as condições atuais de (in)segurança e vulnerabilidade de jornalistas no Brasil? E como elas têm se manifestado em casos reais nos últimos anos?

Essas são as perguntas que guiam o mais novo e-book gratuito lançado pelo COM+ em parceria com o Obcom (Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura). Intitulada “Segurança e liberdade de imprensa – Ameaças a jornalistas no Brasil”, a obra é organizada pelas professoras Elizabeth Saad e Daniela Osvald Ramos, ambas pesquisadoras do COM+, e por Aianne Amado. O e-book reúne uma coletânea de casos recentes de diferentes tipos de violências cometidas contra jornalistas.

Os capítulos representam trabalhos finais da disciplina “Novos paradigmas e dimensões da violência no campo da Comunicação: assédios e ameaças aos jornalistas e comunicadores”, oferecida anualmente pelas docentes junto ao PPGCOM da ECA-USP.

Além disso, a obra também faz parte dos resultados do projeto “Questões de Segurança: Pesquisa e educação sobre a Segurança de Jornalistas em cooperação entre Noruega-Brasil-África do Sul e EUA”, coordenado por Elizabeth Saad e Daniela Osvald Ramos e parte de um programa internacional englobando a ECA-USP, a Oslo Metropolitan University (Noruega), a Universidade de Tulsa (EUA) e a Wits University (África do Sul).

O projeto busca contribuir para a segurança dos jornalistas, formando pesquisadores de jornalismo nas ferramentas analíticas e práticas necessárias para investigar, compreender e melhorar a segurança dos jornalistas em um cenário transnacional em constante transformação, marcado por inseguranças políticas e físicas.

A obra conta com 5 capítulos, assinados por 10 autores: “Violência do narcotráfico, omissão do Estado e ameaça ao dever de informar”; “Vozes silenciadas: racismo, transfobia e violência de gênero no jornalismo brasileiro”; “Violência jurídica contra comunicadores científicos no Brasil: O caso do Nunca Vi 1 Cientista”; “E a editoria cultural? A (falta de) segurança de jornalistas no carnaval de 2025” e “Caso Renaud Philippe: agressão a jornalistas na cobertura de retomadas indígenas em Mato Grosso do Sul”.

Leave a Reply