Participantes

Líder do grupo:

Profa. Dra. Elizabeth Nicolau Saad Corrêa

Elizabeth Nicolau Saad Corrêa é professora titular sênior do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA-USP. Docente no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação na mesma instituição, coordena e orienta pesquisas de mestrado e doutorado sobre comunicação digital. É coordenadora do grupo de pesquisa COM+, registrado no CNPq, e palestrante/componente do Digital Journalism Research Group, da Oslo Metropolitan University.
Produção: Research Gate

Pesquisadores:

Alvaro Leme

Doutorando em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), onde também obteve o título de mestre. Especializado em Marketing Digital pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e graduado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tem mais de 20 anos de experiência em veículo de imprensa — passou por Folha de S. Paulo, Chic, Veja São Paulo, Veja, Glamour, R7 e Forbes. Atua como consultor de conteúdo para empresas e roteirista, além de escrever reportagens para publicações como Folha, GQ, Elle e Numéro. Cria conteúdo no perfil de Instagram @alvaroleme e no videocast educativo Aprenda em 5 Minutos.

Produção: Lattes

Bianca Marder Dreyer

Bianca Marder Dreyer é doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e bacharel em Relações Públicas, pela mesma Instituição. Professora de Relações Públicas na Faculdade Cásper Líbero, tem mais de 10 anos de experiência profissional adquirida em empresas nacionais e multinacionais. É autora do livro “Relações Públicas na contemporaneidade: contextos, modelos e estratégias” (Editora Summus), e de diversos artigos publicados em anais de congressos nacionais e internacionais, revistas científicas, capítulos de livros e e-books.

Produção: Lattes

Carolina Frazon Terra

Carolina Frazon Terra é professora e pesquisadora na Universidade de São Paulo. Líder do grupo de pesquisa INFLUCOM e membro do COM+, ambos da ECA-USP. Relações públicas, graduada pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), mestre e doutora em Ciências da Comunicação pela USP, com estágio pós-doutoral pela mesma Universidade. Já atuou em empresas como FIAT, Vivo, MercadoLivre, Agência Ideal, Garoto e Nestlé. Possui, ainda, uma consultoria de mídias sociais e RP Digitais. Autora dos livros: Insights para a comunicação organizacional (2024); Tópicos avançados em comunicação (2024); Byung-Chul Han e a Hipercomunicação (2023); Marcas Influenciadoras Digitais (2021); Comunicação organizacional: práticas, desafios e perspectivas digitais (2021); Mídias Sociais e Agora (2011); e Blogs Corporativos (2012).

Produção: Lattes

Cinara Moura

Cinara Moura é profissional de Marketing Digital, Relações Públicas pela UFRGS e mestranda em Ciências da Comunicação na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Com mais de 12 anos de experiência atuando em projetos multidisciplinares de conteúdo, planejamento e mensuração de resultados, tem em seu currículo passagem por agências de comunicação à frente de projetos para marcas como Grupo Accor Hotéis, Bayer, L’oreal, Toyota, Azul e Nestlé. Atualmente é responsável pela estratégia digital das revistas Trip e Tpm. Em sua atuação docente, já ministrou aulas em instituições como Faculdade Impacta, ESPM, IBPAD e SENAC-SP.

Daniela Osvald Ramos

Daniela Osvald Ramos é jornalista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997), Mestre e Doutora em Comunicação pela Universidade de São Paulo (2002 e 2011). Professora de Tecnologias da Comunicação no curso de Educomunicação (CCA) da Escola de Comunicações e Artes (ECA). Membro do Grupo de Pesquisa em Comunicação Digital COM+, do grupo Semiótica da Comunicação (CCA/ECA) e colaboradora  Núcleo de Estudos da Violência (http://nevusp.org/) (CEPID/FAPESP) da Universidade de São Paulo.

Site:
 https://sites.usp.br/dosvald/
Produção: Research Gate

Egle Spinelli

Egle Spinelli é doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, mestre em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas e graduada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina. É pesquisadora e docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas do Consumo (PPGCOM) e do curso de Jornalismo da ESPM-SP, vice-coordenadora da Cátedra Maria Aparecida Baccega. Áreas de pesquisa: jornalismo audiovisual e digital, comunicação, consumo e educação midiática.

Produção: Research Gate

Filipe Vilicic

Mestrando no PPGCOM da ECA-USP. Membro dos grupos de pesquisa COM+ e Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (Obcom). Como jornalista, passou por veículos de imprensa como Veja, O Estado de S. Paulo e Playboy. É colaborador de revistas, jornais e sites como Piauí, O Globo/Época e UOL. Dos livros de sua autoria, destacam-se “O Clube dos Youtubers” (Gutenberg), de 2019, e “O Clique de 1 Bilhão de Dólares” (Intrínseca), de 2015. É ainda coautor de “Viva e Deixe Viver” (Matrix) e de “Tiros e Bisturis” (KDP). Também palestrante, com apresentações em eventos como Bienal do Livro 2022, TEDx Santos, Encontros de Comunicação da FAAP e Bienal do Livro Rio 2019. 

Produção: Lattes

Isadora Ortiz de Camargo

Isadora Ortiz de Camargo é jornalista, mestre e doutora no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo. Trabalhou como repórter e editora no Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom), detentor da afiliada Globo Paraná. Já atuou como repórter de política, assessora de imprensa e jornalista multimídia. Atualmente, é gestora de mídias digitais da Agência Internacional de Notícias EFE e professora de Jornalismo Digital e Convergência de Mídias no Centro Universitário Alcântara Machado FIAM-FAAM.

Produção: Research Gate

Issaaf Karhawi

Issaaf Karhawi é professora titular no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Paulista (UNIP), doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). É autora do livro “De blogueira a influenciadora: etapas de profissionalização da blogosfera de moda brasileira”. Também é docente na pós-graduação lato sensu Mídia, Informação e Cultura do Centro de Estudos Latino Americanos sobre Cultura e Comunicação (CELACC-USP). No COM+, desenvolve pesquisas sobre influenciadores digitais desde 2014.

Produção: Academia.edu

João Francisco Raposo

João Francisco Raposo é doutorando e mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. É também especialista em Gestão Estratégica da Comunicação Digital nas Empresas pela mesma instituição. Graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela PUC-MINAS, possui especialização em Publicidade e Criatividade pela Universidad Pompeo Fabra (UPF) de Barcelona, na Espanha. É autor de diversos artigos publicados em anais de congressos nacionais e internacionais, revistas científicas, capítulos de livros e e-books. Pesquisador do COM+, dedica-se aos estudos de Comunicação digital, com ênfase em comunicação corporativa, marcas e dados.

Produção: Academia.edu.

João Pedro Malar

João Pedro Malar é mestrando em Ciências da Comunicação na ECA-USP e bacharel em Jornalismo pela mesma instituição. Atualmente, trabalha como repórter na revista EXAME e teve passagens na CNN Brasil, no jornal O Estado de S. Paulo e no TC Mover. Realizou pesquisa de Iniciação Científica na ECA-USP e é pesquisador do COM+ com foco nas áreas de modelos de negócio no jornalismo, rotinas produtivas, plataformização e jornalismo digital. 

Produção: Lattes

Lígia Trigo

Ligia Trigo é jornalista, mestre, doutora e pós-doutora pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Atualmente atua no apoio aos Núcleos de Pesquisa do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo onde também é pesquisadora do COM+. Suas pesquisas abordam as mudanças na Comunicação e no Jornalismo a partir das Novas Tecnologias da Comunicação. Atua principalmente nos seguintes temas: Rádio, Mídias Digitais, Gestão de Comunicação e Jornalismo Especializado em Saúde.

Produção: Lattes

Mayanna Estevanim

Mayanna Estevanim é doutora em Ciências da Comunicação na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Pela mesma instituição é mestre (USP/2016) e especialista em Gestão Integrada da Comunicação Digital (USP/2012). Em São Paulo atuou como locutora, produtora e respondeu pelos projetos de conteúdo na Rádio Globo AM SP. Iniciou sua trajetória em São Luís/MA onde graduou-se em Jornalismo (UFMA, 2005), especializou-se em Jornalismo Cultural (UFMA, 2008), atuou na locução e produção nas rádios Mirante AM e FM, e foi produtora e apresentadora da TV Globo. Dedica-se aos estudos do jornalismo digital, novos arranjos produtivos (metodologias ágeis), visualização de dados e narrativas.
Produção: Lattes

Mirian Meliani

Mirian Meliani é pós-doutoranda em Comunicação Digital na ECA-USP, doutora e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, graduada em Jornalismo pela PUC-SP e em História pela FFLCH-USP. É professora universitária em cursos de graduação e pós-graduação. É membro do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Jornalismo e Mídias Digitais, COM+, da ECA-USP/CNPq , e do Interlab 21-Comunicação e Criação nas Mídias – CCM-PUCSP/CNPq. É presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber) no biênio 2023-2025. Suas pesquisas abrangem novos formatos do jornalismo digital, hiperlocalidade e processos criativos.

Produção: Lattes

Rodrigo Ratier

Rodrigo Ratier é professor do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA-USP, onde leciona a disciplina Projetos em Jornalismo Digital. Jornalista de formação, é doutor em Educação pela FEUSP, colunista de educação do UOL e coordenador do blog Entendendo Bolsonaro (também do UOL). Foi docente da Faculdade Cásper Líbero, editor nas revistas Mundo Estranho, Superinteressante e Nova Escola. Cocriador do curso online contra notícias falsas Vaza, Falsiane. Dedica-se aos estudos do jornalismo digital e à interface jornalismo e educação.

Produção: Lattes

Stefanie C. da Silveira

Stefanie C. da Silveira é professora adjunta do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR-UFSC). Doutora em Comunicação pela Universidade de São Paulo (PPGCOM/USP). Jornalista formada pela Universidade Federal de Santa Maria, mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui experiência na área de Comunicação, com ênfase em Internet, Jornalismo Digital e Inovação. Suas pesquisas abrangem os seguintes temas: jornalismo digital, tecnologias de comunicação e informação, cultura da convergência, além de processos comunicacionais.
Produção: Research gate