E vem 2021

O ano de 2020 é tão atípico e complexo que as tradicionais retrospectivas despertam mais aflições do que celebrações. Mas, mesmo em meio a rotinas, desafios e dores sem precedentes, tivemos que seguir.

Como docentes, adaptamos nossa rotina de “sala de aula” e com todos os pontos de um home office improvisado. Igualmente desafiador foi para os alunos, o que fez de cada câmera aberta não nos deixar sós, cada trabalho entregue e cada aprovação em banca ainda mais recompensador e motivo de orgulho.

Como pesquisadores, a despeito das angústias pessoais, também sabíamos que era preciso tentar manter a produtividade, as leituras, as participações em eventos e as publicações. Nunca foi tão urgente defender a importância da ciência.

Ao invés de uma retrospectiva do que fizemos como grupo, em nosso último encontro respiramos fundo e ficamos orgulhosos da jornada dos últimos meses. Com a sobriedade que o momento pede, para 2021 desejamos que todos que acompanham o COM+ também respirem fundo e encarem esse novo ano um dia de cada vez, um projeto de cada vez. Que no final dele possamos fazer mais do que respirar fundo. Que possamos celebrar.

Grupo de Pesquisa Com+

Leave a Reply