Arquitetura da internet e imaginários algoritmos dominantes: discussões em pauta

Por Mayanna Estevanim, pesquisadora do COM+

Entre as dicas de leitura desta semana, destacamos a edição especial de fevereiro da New Media & Society. A publicação internacional aborda os futuros imaginários da criação e administração de tecnologias digitais. Entre os estudos com conteúdo aberto, o artigo “This is not how we imagined it”: Technological affordances, economic drivers, and the Internet architecture imaginary, de Niels ten Oever, fala sobre a arquitetura da internet, amplamente percebida como um mecanismo de inovação ao fornecer oportunidades “iguais” na implementação de novos protocolos e aplicativos. Visão que reflete um imaginário que orienta a coprodução de política e tecnologia. Após a privatização da arquitetura da Internet na década de 1990, a interação entre os princípios arquitetônicos subverteu a igualdade entre os usuários e prejudicou a capacidade de redesenhar a Internet. Baseado em estudos de mídia, estudos de ciência e tecnologia e economia política internacional, há uma combinação de métodos qualitativos e quantitativos para mostrar como a estrutura de recursos da arquitetura da Internet foi reconfigurada e como isso facilitou a priorização dos interesses corporativos sobre os interesses dos usuários finais.

O segundo estudo, “Bodies not templates”: Contesting dominant algorithmic imaginaries, de Becky Kazansky, Stefania Milan traz a discussão sobre quais valores, práticas e táticas alternativas emergem das bases que apontam para outras formas de estar na sociedade de dados. O artigo traz elementos para a compreensão de como os indivíduos e grupos sociais entendem os desafios da datificação de baixo para cima. Com entrevistas feitas com ativistas da justiça social, defensores dos direitos humanos e tecnólogos traz questões tecnológicas à tona: os desafios da computação digitalmente segura, a Internet das coisas e a ameaça de reconhecimento facial generalizado.

Acompanhe a edição da New Media & Society em: https://journals.sagepub.com/toc/nmsa/23/2?fbclid=IwAR0lAVjgn6-1WHgMsK9yleSu7s9dyXxfNe60cOaGwWby6-Q0nLPkVdWvIBg

Leave a Reply