SXSW 2021: Com+ analisa tendências e pontos altos do evento em novo podcast

Por Carolina Terra e João Francisco Raposo, pesquisadores COM+

O último podcast Vitamina Com+, pelas vozes de @bethsaad, @cinaramoura, @saadneto e sob a condução de @alvaroleme, discutiu as mais recentes tendências apontadas no SXSW 2021, edição essa inteiramente on-line.

O festival é um dos maiores eventos de tecnologia, inovação e economia criativa do mundo, e em 2020 não aconteceu devido à pandemia. Na edição de 2021, foram mais de 200 sessões de conteúdo, divididas entre cerca de sete temas principais.

Dentre as novidades deste ano, o grande destaque vai para o conceito de You of Things, trazido pela futurista e pesquisadora, Amy Webb. A expressão mostra uma gama de oportunidades na chamada “internet das pessoas”, representada pelos vestíveis, o que transforma cada um de nós em mais uma possibilidade de atuação da rede, agora profundamente ligada a nossos corpos. Um momento de  hiperconexão que traz ainda mais foco em questões como o controle de dados pessoais, governança, vigilância, Big Techs, dentre outros. 

A You of Things revela também uma definitiva (e assustadora!) conexão da internet com nossas mentes, e vai analisar e quantificar com ainda mais profundidade nossos gostos, preferências e comportamentos por meio de dados que nós mesmos produzimos via pensamentos e estímulos sensoriais e neurais. Uma intervenção robusta em nossa privacidade e livre arbítrio que vai tornar cada um de nós peça fundamental da rede, e que, provavelmente, vai trazer também o fim dos smartphones e mais debates sobre temas caros como ética e normativas de dados.

Além de Webb, outros importantes keynote-speakers dos evento foram Yuval Harari, autor israelense de obras como Sapiens: uma Breve História da Humanidade e Homo Deus; e Melinda Gates, cofundadora da Bill & Melinda Gates Foundation.

Ouça mais tendências da SXSW 2021 no último podcast Vitamina Com+: https://open.spotify.com/episode/5ybiDg8NgmwzY994AFQhED?si=cuhnYE7PQcWmXjG4C3Hg5A&nd=1 

Leave a Reply